terça-feira, 18 de junho de 2013

Há segurança viária para os profissionais do trânsito?

por Altino Ventura

 O termo “segurança no trânsito”, via de regra, faz referência à segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas das cidades. Porém, pouco ou quase nada se fala sobre a segurança para os profissionais competentes para manter a ordem e a fluidez, bem como, diminuir os perigos de acidentes viários.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), legislação que normatiza as relações da mobilidade no país,instituído pela Lei 9.503/1997, afirma que “Agente da Autoridade de Trânsito é pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento. Contudo, para realizar as suas obrigações os Agentes de Trânsito precisam de relativa segurança para promover benefícios aos demais usuários e isso passa por condições adequadas de trabalho (equipamentos de proteção individual – EPI’s), educação dos motoristas e pedestres e, também, das condições das vias de tráfego (pavimentação, sinalização, etc.).


Quando um Agente de Trânsito está monitorando um cruzamento e precisa parar a circulação dos veículos a fim de dar a oportunidade a pedestres e ciclistas de atravessarem a rua, ao ingressar na pista de rolamento para determinar a parada dos veículos, esse profissional põe a sua integridade física em perigo. Ora, nunca se sabe quem são os(as) motoristas que trafegam por ali naquele momento, se estão atentos(as) ou não, se estão alcoolizados(as) ou não, se são habilitados(as) ou não. Pode ser alguém que passa por problemas pessoais que afetem a sua condição psicológica e que, por isso, possa transformá-lo(la) em potencial violador(a) das interações saudáveis no trânsito. Isto serve para exemplificar uma das diversas situações de risco evidenciadas no cotidiano desses profissionais. Os números da violência relacionada ao trânsito são alarmantes, mundialmente falando, e os Agentes encarregados de manter a ordem viária figuram como vítimas nessa trágica estatística.


Então, poderíamos considerar os Agentes de Trânsito como verdadeiros super-heróis sociais que saem de suas casas todos os dias para garantir a segurança de todos os usuários da mobilidade das cidades, expondo suas vidas aos enormes perigos que o trânsito oferece, com o objetivo de assegurar o direito de ir e vir das pessoas e fazer com que as regras sejam cumpridas. Ser Agente de Trânsito é ser um altruísta, visto que os salários e condições de trabalho não são motivadores ao exercício da profissão; Ser um Profissional da Mobilidade é estar disposto a sofrer um acidente, ou até morrer, em benefício da comunidade a que serve. 


Fonte:http://mobiliseg.blogspot.com.br/2013/06/ha-seguranca-viaria-para-os.html#more

0 comentários:

Postar um comentário