sexta-feira, 11 de maio de 2012

Agentes da CET treinam para fiscalizar ruas de SP com bicicleta

Treinamento com agentes da CET da região de Moema começou nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/Bicicreteiro.org)

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciaram um treinamento nesta quarta-feira (9) para fiscalizar as ruas de São Paulo de bicicleta. Segundo André Pasqualini, integrante do grupo responsável por administrar o curso e um de seus idealizadores, a equipe de 15 pessoas que está sendo treinada é formada majoritariamente por agentes responsáveis pela fiscalização de Zona Azul na região de Moema, na Zona Sul. Caso os resultados sejam positivos, o treinamento pode ser administrado em outros setores da CET e pode se tornar procedimento padrão da companhia.


Agentes são orientadas sobre legislação de trânsito, comportamento de ciclista e procedimentos técnicos.  (Foto: Divulgação/Bicicreteiro.org)

Em Moema funciona a ciclofaixa permanente, que completou seis meses no sábado (5). Na região, quase dois carros por dia foram multados por desrespeitar o espaço exclusivo para ciclistas. A partir da próxima segunda-feira (14), a Prefeitura pretende intensificar a fiscalização do comportamento dos motoristas em relação aos ciclistas.

Os motoristas paulistanos terão de respeitar os ciclistas se não quiserem levar multa de até R$ 574,62 e ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A CET vai fiscalizar e autuar veículos que não dão prioridade às bicicletas no trânsito da cidade. A reportagem entrou em contato com a companhia para ter mais detalhes sobre a fiscalização e aguarda retorno.


A partir da próxima segunda, motorista que desrespeitar cilista será multado (Foto: Divulgação/Bicicreteiro.org)


No curso realizado nesta quinta-feira, os agentes foram orientados sobre legislação de trânsito, comportamento de ciclista e procedimentos técnicos de aplicar multas. Na uma última fase, Pasqualini acompanhará de bicicleta cada agente nas ruas de Moema, onde será feito uma simulação de como será o trabalho em campo.
“É uma quebra de paradigma na cidade. Agora as pessoas vão se acostumar a ver os agentes da CET de bicicleta, além de passar mais segurança para o próprio ciclista”, comentou Pasqualini. Segundo ele, o uso da bicicleta ainda vai aumentar a produtividade da CET nas ruas. “Os agentes vão poder cobrir uma área cinco vezes maior do que antes, quando estavam a pé”, disse.

Para Pasqualini, o uso da bicicleta pelos agentes vai ser positivo também na fiscalização e multa por desrespeito ao ciclista. Segundo ele, um agente que anda de bicicleta vai saber identificar mais fácil as infrações. “Antes, quem fiscalizava só tinha a visão do carro, agora vau ter a visão do ciclista também”, comentou.

Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/agentes-da-cet-treinam-para-fiscalizar-ruas-de-sp-com-bicicleta.html

0 comentários:

Postar um comentário