sábado, 31 de agosto de 2013

CCO de Trânsito da Urbes faz um ano em nova estrutura





O Centro de Controle Operacional (CCO) de trânsito da Urbes está comemorando seu primeiro ano de funcionamento em sua nova e mais ampla estrutura instalada na Rua Chile. Em operação na cidade desde 2009, o CCO realiza o monitoramento do tráfego através de 42 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, além de comandar a central operacional de semáforos e informar em tempo real aos motoristas sobre intervenções de trânsito através do Twitter e dos painéis de mensagens variáveis instalados na Avenida Dom Aguirre.
Somente no primeiro semestre deste ano, o CCO foi responsável por enviar viaturas em 24.439 ocorrências de trânsito. Além de demandar viaturas para atender as ocorrências, os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas, ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou Bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.
24 horas de olho nas câmeras
As 42 câmeras do CCO Trânsito estão instaladas nas principais vias da cidade, possuem rotação de 360º graus na horizontal e 180º na vertical e proporcionam um campo de visão que o agente de trânsito em campo nem sempre conseguiria visualizar.
O CCO Trânsito da Urbes também mantém conexão com o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Prefeitura de Sorocaba, gerenciado pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, que disponibiliza a visualização de 42 (quarenta e duas) câmeras dirigidas para a segurança comunitária que, dependendo da situação, poderão colaborar para a solução de problemas de trânsito.
Números dos atendimentos do CCO do 1º trimestre de 2013:
•24.439 envio de viaturas para atender ocorrências
•3.180 twitters informativos
•30 visualizações de veículos com excesso de altura
•143 visualizações de veículos quebrados na via
•52 visualizações de acidente de trânsito sem vítima
•2 visualizações de acidente pessoal
•47 visualizações de acidente de trânsito com vítima
•4 visualizações de atropelamentos
•14.465 atendimentos feito via telefone 118 sobre trânsito
Tempos de semáforos
Além das decisões de acionamento de equipes, o CCO também altera os tempos de semáforos se houver a necessidade de mudança para a melhora do fluxo de trânsito.
Informações em tempo real
Através do CCO os técnicos da Urbes podem operar os Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) para transmitir aos motoristas informações em tempo real sobre o trânsito, caminhos alternativos, ocorrência de acidentes, mensagens educativas, entre outras. Atualmente há dois painéis instalados na Avenida Dom Aguirre, um no sentido centro/bairro e outro no sentido bairro/centro.
Twitter ativo
Além dos três tipos de controle (câmeras, semáforos e painéis de mensagens variáveis), o CCO também possui acesso ao Twitter no qual são postadas informações sobre as condições de trânsito para os seus seguidores. O twitter da Urbes é @transitourbes.
Atendimento ao usuário via telefone
A Urbes também disponibiliza informações aos usuários através do número 118, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A equipe de trabalho desse sistema está instalada no CCO. Ao entrar em contato com a Urbes através do 118, o usuário será direcionado ao setor que deseja: Trânsito ou Transporte. O atendimento via telefone é automatizado.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

0 comentários:

Postar um comentário